quinta-feira, 29 de maio de 2014

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - 2014

Com o objetivo de ampliar o atendimento pedagógico, em tempo e atendimento escolar, priorizando uma educação de qualidade, a Escola Municipal Professor Antônio Basílio Filho desenvolve atividades complementares às pedagógicas no ano de 2014 com propostas interativas, de inclusão, dinâmicas de grupo, motivando ações que valorizam às diversas formas de aprendizagens.
Uma das metas do Programa Mais Educação é a possibilidade de aproximar vivência educacionais com a comunidade escolar. Diante da situação de limitação espacial, a escola não comportaria organizar as oficinas do programa em suas dependências. O que aproximou o contato com representantes da comunidade na qual faz parte, mais precisamente uma instituição evangélica (Igreja Batista de Passagem de Areia). Prontamente a referida instituição na pessoa do Pastor Carlos Alberto Duarte de França, apresentou-se disposto a firmar uma parceria com a escola, tornando acessível um espaço de boa qualidade, com estrutura para atender as oficinas que a escola desenvolveria durante o desenvolvimento das oficinas do programa.
A nossa escola atende uma clientela compreendida por 100 crianças, contemplando alunos de todos os níveis: do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental.
Vale ressaltar, que o referido programa atende as seguintes oficinas:

  • Teatro (Professor Antônio Rogério
  • Orientações de estudos e leitura (Professora Ozany Gomes)
  • Capoeira (Professor Luis Carlos)
  • Kung Fu e Judô (Professores: Francisco Canindé e Lorena Damásio)
  • Esporte na escola/atletismo e múltiplas vivências esportivas (basquete, futebol, handebol, voleibol e xadrez (Professor Francisco Canindé)
Obs.: Recebemos ainda a colaboração de uma amiga da escola, ex-aluna, com experiência em danças contemporâneas (Emanuelly Macedo)
É importante lembrar ainda, que o Programa Mais Educação desenvolve suas atividades em consonância com a proposta curricular da escola, através de projetos pedagógicos e de maneira interdisciplinar, dentre eles:

  • Os valores e as aprendizagens escolares;
  • A criança e o mundo da leitura: cordéis, poesias, artes cênicas, textos e obras regionais...
  • A educação ambiental para uma escola sustentável.