PROJETOS DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA VINÍCIUS DE MORAES


  • Projeto Aprendendo a Usar o Computador:
O referido projeto envolve todas as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e será desenvolvido com todas as turmas priorizando o conhecimento tecnológico.
Temos como objetivo principal proporcionar a inclusão digital garantindo ao aluno a aquisição de conhecimentos elementares e pertinentes à utilização correta do computador, utilizando-o como ferramenta de aprendizagem em situações diversas.



  • Projeto Tecnologia e Literatura Infantil (Lendo Autores para Formar Leitores):
Tal projeto idealizado pela professora regente do laboratório de informática será realizado com todas as turmas da escola, em parceria com os professores titulares das salas de aula e a professora mediadora da sala de leitura. O mesmo tem como foco principal despertar nas crianças a consciência literária e a valorização da leitura como fonte de aprendizagem. No laboratório elas terão a oportunidade de realizar pesquisas relacionadas às biografias dos diferentes autores, bem como,  conhecer suas obras, realizar leituras em livros virtuais, entre outras atividades, proporcionando o uso da tecnologia como ferramenta auxiliar do processo de aquisição e desenvolvimento da leitura e escrita.


  • Projeto Alfabetizando e Letrando no Laboratório de Informática:
Projeto que tem como principal foco a alfabetização das crianças com a utilização de softwares específicos para desenvolver tais habilidades. A professora regente do laboratório entra como parceiro do aluno buscando ampliar as possibilidades de aprendizagem e dando-lhes a oportunidade para se alfabetizar, aprofundar e suprir as possíveis carências no ensino ao longo de sua vida escolar.



  • Projeto Folclore
O Laboratório de Informática sempre está presente em todos os projetos e espaços da escola nos dois turnos. A partir de sugestões e apoio dos professores partimos para o desenvolvimento de atividades multiculturais dentro do Projeto Folclore, que através da pesquisa desenvolve atividades relacionadas às danças, músicas, literatura de cordel, lendas e mitos, entre outras manifestações culturais presente em todas as regiões brasileiras. As crianças realizam suas atividades em sala de aula e dão continuidade às pesquisas no Laboratório de Informática como forma de sistematizar os conhecimentos já adquiridos. Nos momentos que culminam em apresentações, as mesmas têm a oportunidade de socializar com o grande grupo todo o conhecimento que foram adquiridos ao longo das aulas com uma rica troca de experiências multiculturais

Dança da turma dos 2º anos A e B (matutino) Baião


Apresentação da turma do 3º ano A matutino - Lume da Fogueira

Apresentação do Carimbó  com a turma do 3º ano B (vespertino) 


Apresentação da Ciranda com a turma dos 4º anos A e B (vespertino)

Grupo do Mais Educação homenageando a Cultura Popular


Exposição de trabalhos e apresentações culturais 


Apresentações das Lendas Brasileiras em vídeo

As crianças assistindo com encantamento aos vídeos

Show de adivinhações para o grande grupo

Cada qual que queria responder primeiro às charadas

 Diversidade de comidas típicas e saborosas

Até o porteiro "Senhor Canindé" participou das adivinhações

Turma do 4º ano "A" apresentando o Cravo e a Rosa

Provérbios e trava-línguas

A diretora Josângela empolgada com as adivinhações

Brincadeiras de roda




Entrosamento entre as turmas